*Ative a legenda em espanhol

A arte da regência

Georg Solti

Gravação histórica mostra o grande maestro em ação durante ensaio com a orquestra alemã Süddeutsche Rundfunk Symphony Orchestra

A história da música no século XX teve um personagem central: o maestro. Nenhum outro músico foi tão aclamado e exerceu tamanho fascínio no público e poder sobre as orquestras. De máquinas de gravação a senhores das salas de concertos, eles foram a encarnação de um ideal de perfeição, pureza artística, apuro técnico e, com frequência, tirania. Um simples olhar de reprovação era o suficiente para fazer um músico suar de aflição. O ápice do terror era atingido quando ordenava que um instrumentista tocasse individualmente sua parte diante da orquestra, prática que encerrou precocemente muitas carreiras e não raro provocava transtornos psicológicos de longa duração…

Entretanto, analisando estritamente o trabalho desses artistas, eles deixaram um legado cultural sublime que honrou a memória dos grandes compositores. Vê-los em ação era um privilégio.
Esse privilégio agora está disponível no canal da EuroArts no Youtube. O protagonista do vídeo é o maestro húngaro-britânico Georg Solti (1912 – 1997). Solti pertence à geração que fez da regência uma missão artística e de vida.

O vídeo faz parte da série Great Conductors In Rehearsal (Grandes Maestros no Ensaio), produzido pela EuroArts. Nele, Solti ensaia com a Süddeutsche Rundfunk Symphony Orchestra a obra Tannhäuser Overture, de Richard Wagner.

Todos os atributos que marcaram a carreira de Solti estão ali: rigor interpretativo, profundo conhecimento da obra, musicalidade, carisma, energia, busca incessante pela perfeição. Nenhum detalhe escapa aos ouvidos do maestro. Sua dedicação aos detalhes impressiona e chega ao ponto de controlar a velocidade dos vibratos e o peso das arcadas. Do início ao fim, é uma aula de regência e uma demonstração de devoção à música. ◆


Publicado na 3º edição da revista CONCERTISTA

Você bem informado!

Cadastre seu email...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*