Filarmônica de Minas Gerais lança edição 2019 do programa “Amigos”

A iniciativa é uma forma de permitir que admiradores da Orquestra contribuam diretamente para suas ações educacionais

[dropcap]N[/dropcap]os últimos três anos a Filarmônica de Minas Gerais tem comprovado que a amizade faz a diferença. Por isso, lança no dia 25 de setembro, na Sala Minas Gerais, às 20h30, a edição 2019 do programa “Amigos da Filarmônica”. Com essa iniciativa, o Instituto Cultural Filarmônica busca o apoio de pessoas físicas em favor da Programação Educacional da Orquestra, por meio de contribuições diretas ou incentivadas. As contribuições diretas podem ser feitas em qualquer época; já as incentivadas, que são declaradas e abatidas no Imposto de Renda Pessoa Física 2019 (ano-base 2018), precisam ser feitas até o dia 27 de dezembro de 2018. O programa é um convite para que o público ajude a transformar a vida de milhares de pessoas por meio da ampliação do acesso à música clássica.

Mais de 380 pessoas já responderam a esse chamado, e suas contribuições foram fundamentais para os quatro programas de cunho educacional da Orquestra Filarmônica. São eles os Concertos Didáticos e os Concertos para a Juventude, com foco na introdução de crianças e adolescentes no universo erudito; o Festival Tinta Fresca, de incentivo a novos compositores, e o Laboratório de Regência, que visa o aprimoramento de jovens regentes. Nesses três anos de programa “Amigos da Filarmônica”, incluindo os Concertos Didáticos de 2018, foram atendidas 467 escolas municipais e estaduais da capital e do interior, permitindo a 23.245 crianças um primeiro contato com a música clássica; 26.960 pessoas assistiram, em família, aos Concertos para a Juventude; 93 compositores brasileiros participaram do Festival Tinta Fresca, enviando suas obras para a banca examinadora, sendo que 15 obras inéditas foram apresentadas ao público; e 117 jovens regentes se inscreveram no Laboratório de Regência, 44 foram ouvintes dos cursos e 12 puderam conduzir a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em concerto aberto e gratuito.

Ao colaborar com o programa educacional da Orquestra, o Amigo recebe contrapartidas como ingressos para alguns concertos, acesso aos ensaios abertos e visita guiada à Sala Minas Gerais.

A inscrição no programa e a contribuição podem ser feitas pela internet (filarmonica.art.br), ou pessoalmente, na Sala Minas Gerais, em dias de concerto. Os interessados, além de acessar o site da Orquestra, podem enviar um e-mail para amigos@filarmonica.art.br ou ligar para o telefone (31) 3219-9029.

Formas de contribuição

  1. Incentivada, abatendo o valor do Imposto de Renda de Pessoa Física. A legislação brasileira permite a destinação de até 6% do imposto devido para projetos culturais. As contribuições a serem declaradas no Imposto de Renda de 2019 (ano-base 2018) precisam ser feitas até o dia 27 de dezembro de 2018.
  2. Direta, sem abatimento no imposto de renda, podendo ser feita em qualquer época do ano.

Como fazer a contribuição

  1. Online: pelo site filarmonica.art.br ou digitando fil.mg/amigosno navegador.
  2. Na Sala Minas Gerais (em dias de concerto): no balcão do programa Amigos da Filarmônica.
  3. Por depósito bancário: o depósito pode ser feito diretamente nas contas indicadas no site.

Publicado por Redação

CONCERTISTA é uma revista dedicada à música clássica. Nossa missão é “apresentar a música pelo olhar dos músicos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.